Evangelho segundo Mateus
Capítulo 6
Versículo 24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mamom: palavra hebraica que significa dinheiro.
Não podemos servir a Deus, nosso Criador, a ao mesmo tempo ao "deus" dinheiro. Em várias passagens do Evangelho Jesus nos alerta sobre o perigo de nos deixarmos envolver pela busca da riqueza material.
O dinheiro, por si só, não é bom nem ruim. Tudo depende do valor que damos a ele e o que estamos dispostos a fazer para o obter. Se, para termos dinheiro, temos que agir de maneira desonesta, isto já nos alerta para as futuras consequências de nossos atos.
A nossa vida precisa de coerência e uniformidade. As nossas crenças religiosas precisam e devem ser aplicadas em todas as situações de nossa vida. A cada momento precisamos reafirmar em que acreditamos.
Não dá para sermos uma pessoa quando estamos no Centro Espírita (ou em qualquer outro local religioso) e outra no mundo dos negócios. Existem palavras que definem pessoas que agem como se fossem duas pessoas diferentes: hipócritas, mentirosas e outras mais!
Assim, uma atitude coerente implica em se escolher a quem vamos nos submeter: a Deus ou ao dinheiro.
Não precisamos ir ao extremo de abandonar a vida material para nos dedicarmos a Deus, mas devemos agir de maneira ética e consciente. Não há necessidade de prejudicarmos o nosso semelhante para obtermos o pão de cada dia. É sobre isso que Jesus vem falando do versículo 19 até agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário