domingo, 19 de janeiro de 2014

Mateus 11, 28-30

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 11


Versículo 28: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Versículo 29: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Versículo 30: Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Vocabulário


Jugo: vínculo de submissão e obediência resultante de determinado tipo de convenção ou obrigação.

Fardo: aquilo que é difícil ou duro de suportar.

Comentários


Como Jesus tem o poder de aliviar todos os sofrimentos humanos? Através de Seus ensinamentos.

Engana-se quem pensa que o Espiritismo não é uma religião cristã. Não pode existir Espiritismo sem Jesus.

Jesus traz a mensagem do amor e do perdão. O Espiritismo procura explicar alguns aspectos que, devido ao grau de entendimento das pessoas na época de Jesus, não puderam ser clareados.

Ao lançar uma luz sobre a causa do sofrimento humano, explicando que vivemos mais de uma vez, o Espiritismo diz que podemos confiar na bondade de Deus, pois se Deus é justo, a causa do sofrimento também deve ser justa.

O jugo ao qual Jesus se refere é a obediência às leis que Ele veio ensinar. Não mais haveria a necessidade de se decorar uma infinidade de leis propostas por Moisés para adorar a Deus. Bastava conhecer apenas duas leis: amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Por isso o Seu jugo é suave.

Não pesam mais sobre as pessoas o peso de tantas regra a serem seguidas. No Antigo Testamento, temos capítulos e mais capítulos destinados a ditar essas regras. Jesus nos ensinou que as duas leis que Ele trouxe resumiam todas as leis destinadas a regerem o nosso relacionamento com Deus.

Por isso, não precisamos aceitar os argumentos tolos das pessoas que expressam sua opinião dizendo: isso é que é o correto porque está na Bíblia. Isso só demonstra que elas ou não estudaram esse livro corretamente ou não entenderam a mensagem de Jesus.

Jesus nos dá mais liberdade de conhecermos e nos relacionarmos com Deus. Ele nos livra da prisão da ignorância, prometendo uma vida com paz e conforto. Não mais estaremos presos a regras rígidas para nos ensinar como vivenciar Deus em nossas vidas. Num dia não muito distante, compreenderemos a lei do amor, e essa lei vai conduzir todos os aspectos de nossa vida.

Nenhum comentário: