terça-feira, 11 de março de 2014

Mateus 13, 52-53

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 13


Versículo 52: E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Versículo 53: E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.

Comentários


As pessoas que pretendem transmitir os ensinamentos de Jesus devem se dedicar ao estudo de "coisas novas" e "coisas velhas". Podemos considerar dois pares de significados para "coisas novas/velhas": "antigo testamento/novo testamento" e "obras básicas/obras recentes do Espiritismo".

Antigo/Novo Testamento


Podemos perguntar o motivo de precisarmos estudar o Antigo Testamento. Se acreditamos que Jesus veio trazer um novo entendimento das leis de Deus, podemos pensar que este estudo se faz supérfluo. No entanto, não podemos tirar Jesus de um contexto histórico e cultural. Jesus nasceu no povo judeu, que era um dos poucos povos a acreditarem num único Deus. Este povo esperava a vinda do Messias prometido, que traria a libertação do povo. Na época de Jesus, os romanos dominavam o povo judeu. Por isso, os sacerdotes deste povo só aceitariam um Messias que viesse trazer a liberdade política para seu povo. Não conseguiram enxergar que Jesus traria a liberdade de espírito, que não poderia ser tomada por mais ninguém. Todo o evangelho de Mateus é dedicado a provar que Jesus era o Messias prometido. Se não soubermos o significado disso, boa parte da mensagem deste evangelho fica perdida.

Muitas das situações criadas entre Jesus e os fariseus dizem respeito a leis que regiam o comportamento do povo judeu. Isso só faz sentido se tivermos conhecimento destas leis.

Obras básicas/obras recentes sobre Espiritismo


Quando falamos de Espiritismo, estamos falando de estudo do Espiritismo. O Espiritismo é uma religião que deve ser estudada. Não é possível uma pessoa conhecer o Espiritismo apenas por frequentar reuniões e ouvir palestras. É preciso dedicação ao estudo para termos esse conhecimento.

Como exemplo de obras básicas para entendermos o Espiritismo, temos, além das obras de Allan Kardec, os livros de outros escritores fundamentais: Dellane, Bozzano, Aksakov, Denis e outros.

Entre as obras mais recentes que devem ser estudadas, temos a série psicografada por Chico Xavier, que começa com "Nosso Lar". Estes livros devem ser estudados, e não apenas lidos.

Para aquele que queira iniciar o estudo do Espiritismo, recomendo que leia as obras básicas de Kardec na ordem em que foram escritas. Depois, as obras dos autores clássicos. Temos então a terceira fase, que são as obras ditadas por André Luiz, e psicografadas por Chico Xavier. A partir desta base, sinta-se livre para ler de maneira crítica os outros escritores.

Fica um alerta: não se iludam, romance espírita não substitui o estudo. São obras boas, mas não para serem estudadas. Trazem informações, mas não substituem o estudo do Espiritismo.

A série de André Luiz, que começa com "Nosso Lar", é constituída por relatos da vida após a morte. São fontes para profunda reflexão, pois trazem inúmeras informações sobre a vida após a morte.

Boa leitura a todos.

Nenhum comentário: