sábado, 14 de junho de 2014

Mateus 18, 6-10

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 18


Versículo 6: Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.

Versículo 7: Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Versículo 8: Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

Versículo 9: E se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

Versículo 10: Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.

Comentários


Jesus diz que seria preferível que uma pessoa amarrasse uma pedra no pescoço e se atirasse ao mar do que escandalizar uma criança que acredita nEle. Podemos ampliar esse raciocínio pensando que o mesmo se aplica a uma pessoa que, ao pregar em nome de Deus, causa escândalo a outra que está apenas iniciando seu contato com a religião.

Quando uma pessoa está começando a ter contato com uma religião, ela ainda não possui discernimento entre o certo e o errado. Tudo o que ela escuta, em um templo religioso, acredita que é o certo, pois não passa pela cabeça dela que as pessoas que pregam também podem estar enganadas. Assim, aquele que, ao falar em nome de Deus, induz o outro ao erro, incorre em sério engano, e terá que arcar com as consequências disso.

Com o passar do tempo, o iniciante tem por obrigação se aprofundar no estudo da religião e ampliar o seu discernimento, sabendo a diferença entre o joio e o trigo. Enquanto isso não ocorre, temos que ter imenso cuidado com o que falamos a este iniciante.

Jesus diz que os escândalos são necessários. Isso não quer dizer que devamos sair por aí causando escândalo. O motivo é que, como ainda pertencemos a um planeta de expiação e provas, os escândalos são inevitáveis, pois os espíritos que aqui habitam (inclusive nós mesmos) possuem um grau pequeno de  evolução. No entanto, Ele nos alerta que aqueles que causam escândalo não ficam imunes às consequências do mal que causam, principalmente se estiverem fazendo isso em um templo religioso.

Quando Jesus diz que é melhor arrancar o objeto que nos causa escândalo do que entrar nesta vida para cairmos em erro, isso só pode acontecer se o fizermos antes de reencarnarmos. É assim que entendemos a expressão "entrar na vida", que é o nosso nascimento. Consequentemente, muitos de nós podemos ter escolhido certos problemas físicos que vão nos servir de freio para que não cometamos os mesmos erros de sempre.

Jesus também nos aconselha a termos um cuidado  especial com as crianças, pois seus anjos da guarda estão sempre em contato com Deus. Se tivermos a pretensão de melhorar este planeta, a resposta está aí, pois nenhum investimento pode trazer um retorno maior do que a evangelização das crianças. Na infância, o espírito que reencarnou está mais susceptível às influências externas, podendo ser corrigido em suas fraquezas e orientado em direção aos ensinamentos de Jesus.

A educação religiosa, tanto de crianças quanto de adultos, não deve ser negligenciada. É a parte mais importante da vida terrena. Somente ajudando as pessoas a valorizarem a vida espiritual teremos as mudanças que vão transformar a humanidade.

Nenhum comentário: