segunda-feira, 13 de julho de 2015

Marcos 1.1-6

Evangelho segundo Marcos


Capítulo 1


Versículo 1: Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

A palavra "princípio" indica a introdução do Evangelho. O livro de Marcos teria sido o primeiro a ser escrito, servindo de base para os evangelhos de Mateus e Lucas. Devido às semelhanças existentes, estes três evangelhos são conhecidos como "sinóticos" (termo grego que significa estudo comparativo).

"Evangelho" significa "boas novas". Jesus é a boa notícia trazida para a humanidade.

"Cristo" (em grego) ou "Messias" (em hebraico) significam "ungido". No Antigo Testamento, temos os profetas que previram (mil anos antes de Jesus nascer) a chegada do Messias, que viria libertar o povo judeu. Antes da sua chegada, porém, também estava prevista a vinda daquele que prepararia a chegada do Messias, conforme narrado no versículo 2.

Versículo 2: Conforme está escrito no livro do profeta Isaías: "Eis que Eu envio o meu mensageiro diante de Ti, a fim de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto:

Versículo 3: Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas!"

A expressão "está escrito" é usada para citar passagens do Antigo Testamento. No livro de Isaías, no capítulo 40, versículo 3, temos a passagem citada.

Marcos se refere à vinda de João Batista, que prepararia o caminho para a vinda de Jesus, o Messias tão esperado. Com seus novos conceitos, suas críticas ao sistema religioso existente, João Batista dá início às profundas modificações que aconteceriam na religião judaica, que mais tarde se propagariam ao mundo todo.

Versículo 4: Vinham encontrar-se com ele pessoas de toda a região da Judeia e todo o povo de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados.

Até hoje temos diversas religiões que usam o batismo para simbolizar o renascimento em Jesus. O Espiritismo não possui nenhum ritual (batismo, casamento, crisma, funeral, etc). O renascimento é construído todos os dias, através de nossas atitudes. Respeitamos aqueles que são batizados, mas não acreditamos que um ato externo possa modificar o que está em nosso íntimo.

Versículo 5: João vestia roupas tecidas com pelos de camelo, usava ao redor da cintura um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

O jeito de João se vestir e se alimentar lembrava muito o dos antigos profetas, em especial Elias.

Para outros aspectos deste trecho, leia os comentários feitos em Mateus capítulo 3, versículos 1 a 12 (já publicados).

Nenhum comentário: