quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Marcos 2.13-14

Evangelho segundo Marcos


Capítulo 2


Versículo 13: Uma vez mais, saiu Jesus e foi caminhar na praia, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e Ele os ensinava.

Jesus estava em Cafarnaum. Depois de ter curado a sogra de Simão Pedro (que estava com febre) e um leproso, por onde Ele andasse uma multidão O seguia, tanto para que os doentes fossem curados como para ouvir os Seus ensinamentos.

Versículo 14: Enquanto andava, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado à mesa da coletoria, e o chamou: "Segue-me!" Ao que ele se levantou e o seguiu.

"Levi" era o nome de infância de Mateus, que é o autor do primeiro Evangelho do Novo Testamento. Mateus era um publicano, isto é, um coletor de impostos. Trabalhava para o governo de Roma, que dominava Israel na época. A maioria dos publicanos cobrava mais impostos do que a lei permitia, e se apropriava do dinheiro. Por isso e porque também andavam na companhia dos gentios (não judeus), eram excluídos das sinagogas (templo judeu).

Jesus vê Mateus na coletoria de impostos e o chama: Segue-me. Na época, essa expressão era um convite de honra. O aluno do profeta (que significa aquele que fala em nome de Deus), em sinal de respeito, passaria a caminhar atrás de seu mestre (rabino) e, por dois anos, aprenderia as leis do judaísmo. Mateus deixa tudo e começa uma nova vida com Jesus.

Jesus escolheu Seus discípulos entre gente simples ou de má vida. Não olhava para as aparências, mas para o interior delas.

Uma religião, por si mesma, não tem o poder de modificar uma pessoa. A pessoa pode estar em uma religião, mas se esta religião não estiver nada, tudo continua do mesmo jeito.

Tão importante quanto ter uma religião é estudar os seus ensinamentos. Só assim poderemos entender melhor a vontade de Deus. Mas de nada adianta estudar se não for para por em prática!

Não existe uma Vida "religiosa" e uma "comum". É tudo a mesma coisa. O que aprendemos na religião temos que aplicar na vida diária. Só assim seremos dignos de ser chamados de discípulos de Jesus.

Jesus chamou por Mateus, e ele imediatamente O seguiu. Jesus o está chamando todos os dias: o que você vai fazer a respeito?

Nenhum comentário: