Evangelho segundo Lucas
Capítulo 3
Versículo 15: A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando se porventura João não seria o Cristo.
Cristo (em grego) ou Messias (em hebraico) significava "o ungido". Refere-se à profecia da vinda de um descendente do rei Davi, que restauraria a nação de Israel e o reino de Davi, trazendo paz ao mundo.
Essa profecia encontra-se no Antigo Testamento, e os judeus aguardavam ansiosamente a vinda do Messias, esperando que ele os libertasse do domínio do império romano (na época de Jesus, o exército romano havia invadido a sua nação, e a dominava).
Como João Batista vinha pregando a necessidade do arrependimento, as pessoas acreditaram que ele poderia ser o Messias. Isso aconteceu antes de Jesus começar Sua missão.
Versículo 16: Então João esclareceu a todos: "Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias de suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
João tinha plena consciência de seu papel: preparar as pessoas, chamar a atenção delas, para uma mudança no pensamento que o verdadeiro Messias iria trazer. Ele não sabia exatamente quem era o Messias, mas sabia que estava próximo o tempo em que ele se apresentaria. Sabia também que as mudanças que pregava, dizendo para as pessoas se arrependerem de suas faltas, era apenas uma pequena parte das modificações que o Messias iria trazer.
Versículo 17: Ele traz uma pá em suas mãos, a fim de limpar a sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga."
A pá, na lavoura, serve para separar as sementes das cascas. Assim, o Messias viria para separar aqueles que realmente se empenham em cumprir a vontade de Deus daqueles que só se preocupam com o culto exterior.
João sabia que as mudanças que o Messias traria seriam profundas. Toda uma maneira de pensar e agir sofreria modificações. O homem seria redirecionado a Deus, aprendendo como se relacionar com o seu Criador. No início da história do povo judeu, Moisés ensinou uma série de regras que tinham por objetivo disciplinar o povo e o direcionar a Deus. Passados anos, o povo já havia amadurecido espiritualmente, e estava preparado para aprender uma nova maneira de se relacionar com Deus; o Messias traria essas novas informações.
Versículo 18: E com muitas outras palavras, João entusiasmava as multidões e lhes pregava as Boas Novas.
João cumpriu fielmente o seu papel de preparar o coração das pessoas para a mensagem de Jesus. Assim, entrou para a história como uma importante figura na vida do cristianismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário