segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lucas 6.12-16

Evangelho segundo Lucas


Capítulo 6


Versículo 12: E ocorreu naquela ocasião que Jesus se retirou para um monte a fim de orar, e atravessou toda a noite em oração a Deus.

Antes de um momento importante, Jesus se retirava para orar. Vemos essa descrição em muitos trechos dos Evangelhos.

Jesus orava a Deus antes de se decidir. Nós fazemos o contrário: tomamos geralmente uma decisão de maneira apressada. Quando não dá certo, rezamos e pedimos a ajuda de Deus.

Se quisermos ter melhoras em nossas vidas, evitando aborrecimentos, devemos aprender com Jesus: orarmos antes de nos decidirmos, pedindo a Deus que nos dê uma direção. E o mais importante: aceitarmos o direcionamento dado por Ele.

Versículo 13: Logo ao nascer do dia, convocou seus discípulos e escolheu dentre eles doze, a quem também designou como apóstolos.

Discípulo: aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos.
Apóstolo: alguém que recebeu comissão e autoridade explícitos daquele que o enviou todavia sem o poder para transferir seus atributos a outra pessoa. Enviado para uma missão específica.

A descrição deste Evangelho é um pouco diferente do que encontramos nos outros: Jesus tinha muitas pessoas que O seguiam e a quem ensinava, e destas pessoas escolheu doze para serem Seus apóstolos, os quais teriam um convívio mais próximo com Ele e receberiam ensinamentos mais profundos.

Os outros evangelhos dizem que Jesus escolheu Seus discípulos entre pescadores que encontrou.

Versículo 14: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

Versículo 15: Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, conhecido como Zelote;

Versículo 16: Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Os apóstolos nem sempre foram referidos nos textos por um único nome: Simão às vezes é chamado de Pedro ou Cefas; Mateus também era conhecido como Levi; acredita-se que Bartolomeu fosse um outro nome de Natanael; Judas, filho de Tiago, também era chamado de Tadeu.

Fica a mensagem de Jesus: antes de tomarmos uma decisão importante, devemos procurar um local tranquilo, isolado e nos colocarmos em oração. Sentiremos uma profunda mudança em nossas vidas a partir do momento que fizermos isso: orar antes, e não depois de nos decidirmos.

Nenhum comentário: