Evangelho segundo Mateus
Capítulo 9
Versículo 18: Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
Versículo 19: E Jesus, levantando-se, seguiu-o ele e seus discípulos.
Versículo 20: E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla do seu vestido;
Versículo 21: Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar o seu vestido, ficarei sã.
Versículo 22: E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.
Versículo 23: E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,
Versículo 24: Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riram-se dele.
Versículo 25: E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.
Versículo 26: E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.
Comentários
Segundo o relato de Marcos e Lucas, em seus Evangelhos, o chefe que pediu ajuda a Jesus era Jairo, chefe da sinagoga. Nem por um instante ele duvidou que Jesus tivesse o poder de ajudar sua filha.
Jesus também não perdeu tempo fazendo perguntas àquele pai aflito. Simplesmente se levantou e foi até o local onde a menina estava.
No caminho, encontrou uma mulher que tinha um fluxo sanguíneo (proveniente do útero) há doze anos. Por causa disso, segundo a tradição hebraica, era considerada impura. Essa mulher se aproximou de Jesus e o tocou, pois acreditou que apenas isso seria suficiente para ser curada.
Jesus diz que a fé dessa mulher é que fez com que ela fosse curada. Nas outras vezes em que Jesus curou, Ele sempre falava: Vá e não peques mais. Desta vez, Ele apenas falou: a tua fé te salvou. Neste exato momento, a mulher foi curada. Ela não tinha a menor dúvida de que isso aconteceria, pois tinha fé. Por causa disso, a cura aconteceu.
Continuando Seu caminho, Jesus chega na casa onde se encontra a filha de Jairo, e diz que ela não está morta, está apenas dormindo. Naquela época, os sinais da morte não eram bem conhecidos. Assim, não seria impossível terem achado que a menina estava de fato morta. Mas Jesus, com sua visão espiritual desenvolvida no mais alto grau, pode observar que os laços que unem o corpo ao espírito não haviam se rompido. Assim, conseguiu fazer com que a menina se restabelecesse.
Jesus, embora tivesse poderes por nós desconhecidos, provavelmente não contrariaria a lei de Deus. Se a menina de fato tivesse morrido, provavelmente não a teria trazido à vida novamente. Mas isso é apenas uma conjectura, pois estamos muito longe de entender as leis de Deus e o potencial de Jesus.
Mais uma vez Jesus demonstra Seu profundo amor às pessoas. Ajuda sem muitas perguntas, movido pelo seu profundo amor. Ele ajuda porque essa é a Sua natureza, não porque as pessoas mereçam ou deixem de merecer. Por causa de Seu profundo amor, sempre que houver necessidade podemos pedir ajuda a Ele. Ele vai nos ajudar sem se importar se merecemos ou não a ajuda, pois essa é a Sua natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário