terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mateus 9:9-13

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 9


Versículo 9: E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

Versículo 10: E aconteceu que, estando ele sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.

Versículo 11: E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

Versículo 12: Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médicos os sãos, mas sim os doentes.

Versículo 13: Ide, porém, e aprendei o que significa: Miséricórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Comentários


Jesus estava passando perto da alfândega quando viu Mateus (também chamado Levi, que é o autor deste Evangelho) e o chamou.

Vamos entender melhor o cenário: a alfândega era o local onde os romanos, que dominavam os hebreus (Roma tinha invadido Israel nesta época, e dominava o local), cobravam os impostos dos comerciantes e dos cidadãos. Mateus era um hebreu que era contratado pelos romanos (que eram os dominadores, os opressores) para cobrar impostos de seus compatriotas.

Os publicanos, que eram como esses cobradores de impostos eram chamados, não poderiam ser bem vistos pelos hebreus, pois eram traidores de seu povo, trabalhando para o inimigo. Além de traidores, eram conhecidos por cobrarem além da taxa estipulada, apropriando-se da diferença.

Mateus, sendo um hebreu coletor de impostos, era desprezado pelos fariseus, que se julgavam superiores aos demais por terem um conhecimento muito grande das leis de Moisés, que regiam a vida deste povo.

Os fariseus não aceitavam Jesus como o Messias prometido e o desprezavam também, não perdendo ocasião de tentar mostrar que Jesus estava errado. Assim, aproveitaram-se do fato de Jesus ter convidado um  publicano para ser seu discípulo, e O criticaram ainda mais.

Tudo isso ficou ainda pior quendo Jesus foi até a casa de Mateus e, junto a outras pessoas não consideradas dignas pelos fariseus, compartilhou uma refeição com todos.

Como os fariseus não tinham coragem de enfrentar Jesus diretamente, perguntaram aos discípulos dele o motivo de se misturarem com tantos pecadores. Jesus ouviu isso e disse que quem mais precisava ouvir sobre Deus eram essas pessoas, pecadoras.

No versículo 13, Jesus cita as antigas escrituras: no livro de Oséias (capítulo 6, versículo 6), há uma citação de que Deus nos pede misericórdia, e não o cumprimento mecânico das leis , que é o que os fariseus faziam.

Assim, temos um relato humilde de Mateus de como foi chamado por Jesus para se tornar o Seu discípulo e, mais tarde, o autor do relato da vida de Jesus.

Jesus nos deixa a mensagem de que veio ao mundo para salvar a vida de pessoas que estão cometendo erros, não daquelas que se julgam perfeitas. Assim, Sua mensagem se destina a nós, que estamos procurando encontrar um caminho que permita a presença de Deus em nossas vidas, nos transformando.

Assim como um cobrador de imposto, ao ser chamado, deixou tudo o que estava fazendo para seguir Jesus, ao ouvirmos o chamado de Deus em nossas vidas devemos abandonar tudo, sem olhar para trás. Não podemos servir a Deus e ao mundo. Devemos fazer nossa escolha.

Nenhum comentário: