Evangelho segundo Mateus
Capítulo 21
Versículo 12: E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
Versículo 13: E disse-lhes: Está escrito:A minha casa será chamada casa de oração - mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
Versículo 14: E foram ter com ele ao templo cegos e coxos, e curou-os.
Versículo 15: Vendo então os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo, Hosana ao filho de Davi, indignaram-se.
Versículo 16: E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
Versículo 17: E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.
Comentários
Na época de Jesus, as taxas e compras de animais utilizados para sacrifícios só poderiam ser pagas com moeda hebraica, pois as outras moedas tinham retratos de deuses pagãos ou do imperador de Roma, o que era inaceitável para o povo hebreu. Por isso, existiam casas de câmbio no templo, pois aí era feita a troca do dinheiro.
Jesus fica indignado com o desrespeito que estava acontecendo a um lugar sagrado. Havia o local destinado ao comércio, que era conhecido como "grande átrio exterior dos gentios". Entretanto, o comércio havia tomado todo o templo, mesmo os locais determinados para adoração e realização de sacrifícios a Deus. Por isso Ele diz que haviam transformado uma casa de oração em covil de ladrões.
Jesus também aproveita a ocasião para realizar numerosas curas. Ao presenciarem isso, os sacerdotes ficaram indignados, pois notaram uma ameaça à autoridade e domínio que eles exerciam. Queriam que Jesus se retratasse, dizendo não ser verdade o que as crianças diziam (hosana, que significa: salva, Senhor, por misericórdia). Jesus responde com o versículo 2 do Salmo 2: Pela boca das crianças e dos recém-nascidos instruíste os sábios e poderosos, silenciando os inimigos e maldosos, porque são adversários teus. Mais uma vez Jesus demonstra Seu profundo conhecimento das Sagradas Escrituras, e não permite que os fariseus a utilizem contra Ele.
Os sacerdotes fariseus tinham um lucro financeiro muito grande com as transações realizadas no templo. Não queriam que Jesus mudasse nada, pois isso faria com que seus lucros diminuíssem. Assim, eles tentam mais uma vez fazer um jogo de palavras para comprometerem Jesus, pois isso era mais cômodo do que eles reconhecerem quem era Jesus e modificarem sua conduta.
Também nós devemos ter enorme cuidado para não permitirmos que os Centros Espíritas se transformem em locais de comércio desrespeitoso. O foco da atenção deve ser sempre Jesus, e tudo o mais é mero acessório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário