segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mateus 23, 8-12

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 23


Versículo 8: Vós, porém, não queirais ser chamados Rabbi, porque um só é o vosso Mestre a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

Versículo 9: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

Versículo 10: Nem vos chameis Mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.

Versículo 11: Porém o maior dentre vós será vosso servo.

Versículo 12: E o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Comentários


Vemos, na atualidade, uma inversão de valores. Nos meios religiosos, as pessoas que deveriam estar ensinando a mensagem de Jesus estão se achando tão ou mais importantes quanto a mensagem que deveriam divulgar.

Quando compramos alguma coisa através da internet, ficamos ansiosos, esperando a entrega do produto. Quando vemos o entregador, ficamos felizes e o agradecemos, tal o nosso contentamento. Entretanto, o motivo real da nossa alegria não é o entregador ter ido até a nossa casa, mas de recebermos o que estávamos esperando.

Ao recebermos a mensagem de Jesus, a pessoa que a transmite é apenas um intermediário, um entregador. Pode até ser um excelente entregador, pois faz o seu serviço com alegria e competência. Mas o que é importante é a mensagem, não quem a transmite. Nenhum de nós deve se considerar ser melhor do que o outro porque é um "entregador" da mensagem de Jesus.

Cada um tem o seu papel a cumprir. O seu valor não depende do papel que desempenha, mas em como desempenha o seu papel. Se você acredita que o papel que está desempenhando está abaixo do seu merecimento, reveja os seus conceitos. Jesus foi o primeiro a dar o exemplo, e disse que veio ao mundo para servir, não para ser servido.

Somos todos iguais, pois somos filhos do mesmo Pai. Os que, no momento, possuem a função de ensinar, devem se lembrar que apenas estão repassando o que aprenderam de alguém, seja através de pessoas ou livros. Sejam sempre gratos àqueles que o ensinaram. O sentimento de gratidão faz parte de uma alma nobre, e nos poupa muito sofrimento.


Nenhum comentário: