sábado, 12 de março de 2016

Marcos 10.32-34

Evangelho segundo Marcos


Capítulo 10


Versículo 32: E sucedeu que estavam no caminho, subindo para Jerusalém. Jesus à frente os conduzia. Os discípulos estavam admirados, enquanto os demais sentiam medo. Uma vez mais Ele reuniu à parte os Doze e compartilhou o que lhe aconteceria.

Jesus estava realizando a Sua última viagem a Jerusalém. Ele estava sendo seguido por uma multidão que ia até a cidade para celebrar a Páscoa judaica.

Um pouco antes, um homem tinha perguntado a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus o recordou dos dez mandamentos deixados por Moisés, e o homem disse que os obedecia desde a mocidade. Jesus então falou a ele que vendesse tudo o que tinha, desse o dinheiro aos pobres e O seguisse. O homem, que era muito rico, ficou abatido e foi embora, pois não estava disposto a seguir as orientações de Jesus.

Depois disso, Jesus falou aos Seus discípulos que era muito difícil um rico entrar no Reino de Deus. Os discípulos ficaram assustados, pois pensavam (como muitos pensam até hoje) que a riqueza era um sinal de que Deus tinha abençoado aquela pessoa.Na realidade, o dinheiro não é bom nem mau, depende do uso que fazemos dele. Entretanto, o rico tem a sua atenção voltada para as coisas materiais, e acaba colocando sua vida espiritual em segundo plano. Assim, é muito difícil que ele se dedique à sua evolução espiritual, ficando distante do Reino de Deus.

Pedro, então, quis saber o que ganhariam, pois tinham abandonado tudo para seguir Jesus. Pedro estava pensando em cargos e posições que obteriam quando Jesus instalasse o reino de Deus na terra. Ele (e os demais discípulos) pensavam num reino material, com conquistas e poder. Não sabiam que o reino de Jesus era um reino espiritual, onde a vontade de servir a Deus comandasse a todos.

Jesus responde que eles receberiam bens espirituais, mas também muitas perseguições. Por causa disso, os discípulos estavam temerosos, pois esperavam recompensas materiais, e Jesus os alertava de que seriam perseguidos.

Versículo 33: "Eis que subimos para Jerusalém, e o filho do Homem será entregue nas mãos dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios,

Versículo 34: que zombarão dele, lhe cuspirão, torturarão e finalmente o matarão. Contudo, após três dias Ele ressuscitará."

Pela terceira vez Jesus prediz Sua morte. Mas os discípulos, novamente, não compreenderam o que Jesus disse sobre ser o Messias que estava predito, bem como da necessidade de se cumprir tudo o que havia sido predito sobre a morte do Messias.

Como Jesus frequentemente falava por parábolas, talvez os Seus discípulos achassem que era mais uma de Suas histórias, e não algo real, que estava para acontecer.

Vemos que os discípulos de Jesus não são aqueles dotados de uma evolução espiritual fantástica, nem de uma compreensão sobre-humana a respeito de Sua missão. São pessoas comuns, mas dispostas a O seguir onde quer que Ele vá.

Nós, seguidores atuais de Jesus, também não somos pessoas especiais, somos apenas seres humanos comuns, tentando seguir as Suas palavras da melhor maneira possível. Não devemos esperar a perfeição para O seguir, mas rumarmos à perfeição enquanto O seguimos.


Nenhum comentário: