sexta-feira, 7 de junho de 2013

Evangelho segundo Mateus

Capítulo 5

Versículo 17: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Versículo 18: Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

A tradução usada nos versículos acima é a de João /Ferreira de Almeida. O entendimento pode ser um pouco dificultado não pela mensagem de Jesus, mas pela língua portuguesa.

Na Nova Versão Internacional (NVI), temos:
v.17: Não pensem que vim abolir a lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
v. 18: Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
No meu ponto de vista, a NVI torna o entendimento mais fácil.

No evangelho de Mateus, o foco principal é provar que Jesus é o Messias profetizado no Antigo Testamento. Jesus informa que não veio destruir as leis do Antigo Testamento, mas as cumprir. Que leis são essas?

Em "O Evangelho segundo o Espiritismo", no capítulo 1, temos as seguintes informações:

- Moisés traz a primeira revelação das leis de Deus. Entretanto, apenas os 10 mandamentos constituem as leis divinas (portanto eternas). As demais leis foram criadas por Moisés para disciplinar o povo hebreu daquela época, povo este que era naturalmente rebelde, turbulento e indisciplinado. Para dar autoridade às tais leis civis ou disciplinares, Moisés declarou que elas vinham de Deus;

- Jesus vem trazer a segunda revelação das leis de Deus, pois desenvolveu e explicou o verdadeiro significado das leis divinas, dentro do grau de desenvolvimento dos homens da sua época. Resumiu as leis e os ensinamentos dos profetas do Antigo Testamento em duas leis: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo;

-o Espiritismo traz a terceira revelação das leis de Deus, pois vem revelar aos homens a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo físico. O Espiritismo vem desenvolver e explicar o que Jesus falou de forma alegórica.


Nenhum comentário: