quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mateus 24.1-2

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 24


Versículo 1: E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.

Versículo 2: Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.

Comentários


O primeiro templo judeu foi idealizado por Davi, mas só chegou a ser construído por Salomão, seu filho. Foi destruído na invasão de Nabucodonosor.

O segundo templo foi erguido quando os judeus, que estavam exilados na Babilônia, retornaram a Jerusalém (cerca de 537 AC). Ele foi construído sobre as ruínas do primeiro templo. Foi destruído também (cerca de 63 AC).

A terceira construção, chamada de Templo de Herodes, começou no ano 19 AC. O motivo principal de ter sido erguido não foi fazer um local dedicado a Deus, mas reconciliar os judeus com o rei que os estava dominando (Herodes). Procuraram construir uma cópia do templo de Salomão.

Quarenta anos depois do que Jesus falou a respeito da destruição do templo, o comandante romano Tito cercou o templo. Os partidos judeus mais poderosos (fariseus e saduceus), que deveriam impedir que a cidade fosse invadida pelo exército de Roma, estavam tão preocupados em combaterem uns aos outros que não se preocuparam com a invasão. Somente quando os romanos arrebentaram o primeiro portão de Jerusalém é que eles conseguiram se unir para combaterem o invasor.

Tito destruiu todo o templo, separando até mesmo as pedras da construção, pois queria pegar o ouro derretido que, ao cobrir as paredes do templo, havia se infiltrado entre as pedras. O comandante deixou apenas um resto da muralha, como símbolo do aniquilamento de Israel. Este trecho hoje é conhecido como "Muro das Lamentações".

Mais de um milhão de judeus morreram naquela época. Os sobreviventes foram vendidos como escravos. Israel desapareceu como nação, e os judeus foram espalhados pelo mundo todo.

Assim, enquanto os apóstolos olhavam admirados a construção imponente, Jesus conseguia enxergar o que estava para acontecer. Como Ele fez isso? Não sabemos exatamente. Podemos apenas imaginar que uma pessoa, quando está no topo de uma montanha, consegue ver coisas que quem está lá embaixo não consegue. Jesus estava tão longe de nossa compreensão que muitas das coisas que Ele fez e disse ainda hoje fogem do nosso entendimento. Talvez, com a nossa elevação espiritual, daqui a centenas de anos consigamos entendê-lo melhor. Enquanto isso não acontece, vamos entender o que é possível e colocar em prática o pouco que compreendemos.

Nenhum comentário: