Evangelho segundo Marcos
Capítulo 8
Versículo 27: Jesus e seus discípulos partiram para os povoados nas cercanias de Cesareia de Filipe. No caminho, Ele lhes inquiriu? "Quem dizem as pessoas que Eu sou?"
Cesareia era uma cidade que ficava ao norte do mar da Galileia. Seu nome antigo era Paneias (em homenagem ao deus grego Pan). Filipe, filho de Herodes, reconstruiu a cidade e deu um novo nome em homenagem a Tibério César e a ele próprio. Esta era uma região extremamente pagã.
Versículo 28: Ao que eles informaram: "Alguns comentam que és João Batista, outros, Elias; e ainda há que afirme que és um dos profetas."
Vemos que o conceito de reencarnação não era estranho aos judeus, pois muitos supunham que Jesus era o profeta Elias, sabidamente morto há muitos anos.
Versículo 29: Então lhes questionou: "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?" E asseverando Pedro, declarou: "Tu és o Cristo!"
Cristo (em grego) ou Messias (em hebraico): palavra que, no original hebraico, transmite a ideia de uma pessoa escolhida por Deus e revestida de poder para realização de uma missão divina e específica na terra. No final do Antigo Testamento, essa palavra passou a ter uma conotação particular: referia-se a um rei ideal, ungido e capacitado por Deus para libertar os judeus dos inimigos pagãos e estabelecer um reino de justiça e paz. Na época de Jesus, o título de "Messias" trazia uma conotação política, nacionalista, revolucionária e militar, e por isso Jesus evitou o uso desse termo em relação à Sua pessoa e missão.
Versículo 30: Jesus, por sua vez, lhes recomendou que nada divulgassem a seu respeito.
Jesus pediu aos seus discípulos que o que Pedro havia dito (Ele era o Messias aguardado) ficassem em segredo. Isso porque uma multidão de Seus seguidores queria proclamá-lo libertador nacional e iniciar logo uma revolução contra Roma.
A rebelião contra o domínio romano não era o objetivo de Jesus. Ele queria mais do que isso, queria libertar para todo o sempre o ser humano da escravidão da ignorância. A mensagem que Ele nos trouxe permanece viva até hoje. Ele veio nos ensinar quem somos e o que Deus espera de nós. Isso é muito mais importante do que uma simples rebelião, que traria benefícios somente para os judeus, e não para o mundo todo.
Com a afirmação de Pedro, tem início a segunda metade do Evangelho de Marcos. A partir de agora, Jesus foca os seus ensinamentos nos Seus discípulos, não mais às multidões.
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