Evangelho segundo Mateus
Capítulo 8
Versículo 1: E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
Versículo 2: E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
Versículo 3: E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero: sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Versículo 4: Disse-lhe então Jesus: Olha não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Temos, no livro "Levítico", do Antigo Testamento, todo um capítulo (o de número 14) que é dedicado a descrever o que uma pessoa deveria fazer depois que fosse considerada curada da lepra. Aliás, os 27 capítulos deste livro são dedicados às leis que regiam a vida dos judeus.
Jesus, ao curar o leproso, pede que este vá até o sacerdote e cumpra o que a lei determina. Também pede que o doente mantenha a sua cura em segredo. Para Jesus, era muito mais importante aliviar as dores de uma pessoa do que fazer propaganda do seu poder de cura.
Hoje em dia, o que acontece é muito diferente. As pessoas querem fazer o bem para mostrarem o quanto são bons, não porque queiram aliviar o sogrimento dos outros.
Jesus recomenda o cumprimento das leis dadas por Moisés. Assim, fica a lembrança, para nós, de que devemos cumprir as leis existentes, pois o fato de vivermos nesse mundo nos traz essa obrigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário