quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mateus 10, 28-31

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 10


Versículo 28: E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Versículo 29: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.

Versículo 30: E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Versículo 31: Não temais pois: mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Comentários


Jesus pediu que seus apóstolos, que estavam prestes a serem enviados para pregarem as boas novas, que não tivessem medo dos que os pudessem causar um mal físico, mas que temessem os que poderiam por suas almas a perder.

Todos nós naturalmente nos afastamos daqueles que trazem um perigo visível às nossas vidas. No entanto, ficamos calmos e tranquilos diante daqueles que podem nos por a perder com relação à saúde mental e espiritual. De maneira insentata, até procuramos por aquilo que pode nos desviar do caminho e comprometer nossa existência: poder, dinheiro, vaidade e outras coisas. Um simples elogio, ao cair no ouvido de um vaidoso, pode fazer muito mais estrago do que um revólver na mão de um assaltante.

Jesus também afirma que Deus toma conta de tudo o que criou. Por isso, podemos andar sem medo. Tudo o que nos acontece é com a permissão de Deus, e se formos sábios o suficiente, tiraremos proveito de todas as situações para aprendermos e evoluirmos.

Nosso descuido em evitar danos à nossa vida espiritual acontece todos os dias. Quem de nós evita as rodas de conversa onde as pessoas competem para mostrar quem sabe o detalhe mais sórdido da vida alheia? Ou evita locais onde o consumo de álcool ou tabaco atrai espíritos desencarnados que vão funcionar como verdadeiros vampiros, sugando inclusive nossa energia mental? Nossa vida espiritual deve e merece ser tratada com atenção e cuidado. Tal como num jardim, em nossas almas só crescerão as flores que nós cultivarmos. Fica a pergunta: o que temos plantado ultimamente?

Nenhum comentário: