Evangelho segundo Mateus
Capítulo 10
Versículo 40: Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.
Versículo 41: Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo em qualidade de justo, receberá galardão de justo.
Versículo 42: E qualquer que tiver dado só que seja um copo d'água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Vocabulário
Galardão: recompensa por serviços valiosos.
Comentários
Em todo o capítulo 10, Jesus orienta os seus apóstolos antes de os enviar para pregarem o Evangelho. Para finalizar essas instruções, Ele fala que quem recebesse um de seus enviados seria como se estivesse recebendo a Ele próprio, e quem o recebesse seria como estivesse recebendo Aquele que o enviou (Deus).
Nos dias de hoje, não temos mais a felicidade do contato direto com os apóstolos de Jesus, mas podemos ter contato com os seus sucessores, aqueles que se encarregam de manter a mensagem do Evangelho viva. No entanto, podemos confundir um verdadeiro profeta (profeta é aquele que prega a palavra de Deus) com um falso. Como saber a diferença?
Um verdadeiro profeta não obtém lucro financeiro com a divulgação da palavra de Deus, pois não está divulgando um trabalho de sua autoria. Apenas reproduz o que já foi feito e dito por Jesus. Lembremo-nos do que Jesus falou: de graça recebeste, de graça dai. Deus não cobrou para nos enviar Jesus e a Sua mensagem. Assim, não temos o direito de cobrar por a estar divulgando. Também aquele que prega a palavra de Deus, embora seja apenas humano e, portanto, passível de falhas, não pode ter um comportamento que choque as pessoas, ou seja, não pode pregar uma coisa e fazer outra.
Principalmente ele não pode se tornar refém da vaidade nem do orgulho, pois a mensagem que ele divulga é de Deus, não sua. Não há motivo de se sentir envaidecido por algo que não fez. É como se o carteiro se vangloriasse das cartas que entrega!
Disse também Jesus que pelos frutos se reconhece uma árvore. Este também é um bom critério para se saber o grau de confiabilidade de uma pessoa. Sobretudo, devemos observar suas atitudes mais que suas palavras.
Embora tenhamos ainda muitos defeitos a serem corrigidos, todos nós, munidos de boa vontade, temos condições de nos tornar seguidores de Jesus. Para isso, vamos nos propor a estudar as orientações que Ele nos deixou e acima de tudo as colocar em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário