sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mateus 10, 5-7

Evangelho segundo Mateus


Capítulo 10


Versículo 5: Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Nâo ireis pelos caminhos das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos;

Versículo 6: Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa d'Israel;

Versículo 7: E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

Vocabulário


Samaritano: indivíduo natural da antiga região de Samaria, que fica no alto de um monte entre a Judéia e a Galiléia. O povo samaritano não se considerava como judeu, e sim descendente dos antigos israelitas que habitavam a província histórica de Samaria. Possuem a sua própria doutrina religiosa, o samaritanismo.

Gentio: qualquer pessoa que não fosse judia.

Comentários


Jesus envia seus discípulos para anunciarem as boas novas. Primeiro, Ele pede que os apóstolos preguem aos israelitas.

O povo hebreu (israelita) vinha sendo preparado há muito tempo para receber a mensagem de Jesus. Ocupavam um lugar especial, pois o conceito de um único Deus era um avanço considerável para aquela época, já que  os demais povos adoravam vários deuses.

Moisés, através dos dez mandamentos, e das outras leis que criou para organizar a vida do povo, traz um considerável avanço moral àquele povo primitivo mas que, em sua história, já tinha aprendido sobre a existência de um único Deus. Por isso, o Espiritismo  considera Moisés  como sendo a primeira revelação.

Com o passar dos anos, o povo hebreu se desviou do caminho traçado por Deus, prendendo-se ao cumprimento estrito das leis e regras, e se esquecendo de que a finalidade delas era facilitar o relacionamento dos homens entre si e com Deus, não ficarem amarrados às infindáveis discussões de como seria a interpretação correta da lei.

Jesus vem trazer a segunda revelação. Ele esclarece como o homem deve agir para estabelecer um vínculo profundo com Deus. Jesus resgata as leis de Deus que foram trazidas à luz através de Moisés, pois estas leis estavam num emaranhado de regras de interpretações duvidosas.

Primeiramente, Jesus se dirige ao povo que já tinha consolidado o conceito de Deus único. Mais tarde, os apóstolos seriam orientados a pregarem também aos outros povos (gentios).

Nenhum comentário: